Confederação Brasileira de Wushu Kuoshu Chinês

CBWKC - Confederação Brasileira de Wushu Kuoshu Chinês
 
Fundada em 11 de Março de 1994 e extinta em novembro de 2014, durante 20 anos a Confederação Brasileira de Wushu Kuoshu Chinês - CBWKC foi uma Entidade Nacional de Administração de Desporto, devidamente registrada no Ministério dos Esportes, com foco no ensino e promoção do Kung Fu, arte marcial milenar da China.
 
Representante oficial da The World Kuoshu Federation - TWKSF, a CBWKC teve por objetivo maior fomentar o esporte e a cultura, por meio da filosofia chinesa, visando aumentar o bem estar e a qualidade de vida da população. 
 

Instituto Li Wing Kay

 
O Instituto Li Wing Kay de Arte e Cultura Chinesa é um centro de excelência no ensino de artes marciais e cultura chinesa, e em 2014 veio a substituir a CBWKC em suas atividades com maior abrangência além da desportiva.
 
Fundado pelo Grão Mestre Li Wing Kay, um dos pioneiros na inserção do kung fu no Brasil e reconhecido mundialmente pelos mais 40 anos dedicados a difusão da cultura chinesa, o Instituto visa estimular a busca pelo autoconhecimento e a promoção de um estilo de vida saudável e equilibrado.
 

Presidência: Grão Mestre Li Wing Kay

Graduação máxima na América do Sul (10º Duen ou 10º Tuan) em Kuoshu Chinês, foi o primeiro Representante Oficial do estilo Garra de Águia de Kung Fu na América Latina. É ainda profundo conhecedor das técnicas de kung fu dos estilos Louva à Deus (Tan Lan), Wing Chung, Hung Gar, Wu Shu Moderno, Shuai Chiao e Tai hi Chuan; além de graduado em Judô, Karatê, Taekwondo e Muay Thai.  
 
Nasceu em Hong Kong em 1950, se graduou em Técnicas Deportivas - especializado em Artes Marciais, e chegou ao Brasil em 1970. Ministrou aulas de defesa pessoal para o 16o Batalhão da Polícia Militar (1974-75), para os seguranças da penitenciária do Carandiru (1979-83) e para a Academia do Barro Branco (1989-92), onde é reconhecido até hoje por seus trabalhos, recebendo inclusive a Carteira Oficial de Honra da Polícia Militar do Brasil em 1998. Realizou no Brasil o primeiro Campeonato de Kung Fu (Ribeirão Preto, 1980). Em 2003, recebeu a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, pela Câmara Municial. É ainda árbitro e técnico Internacional de Wushu e Kuoshu, indo constantemente atualizar suas técnicas.  
 
O Kung Fu (também conhecido como Kuoshu ou Wushu)
 
Kuoshu é a abreviação de "Chung Kuo Wu Shu" (ou "Zhong Guo Wu Shu" em Pinyin) que se traduz como "Tecnicas Marciais da China". O "Kuo" se refere a "Nação" e o "Shu" se refere a "Técnica". Para praticá-lo não basta imitar os movimentos dos animais e as posições, é necessário sentir o que se faz e ter humildade, para então compreender a verdadeira essência dessa arte marcial. As artes marciais chinesas apresentam cinco componentes fundamentais: preparo físico, arte, defesa pessoal, pesquisa e filosofia.